terça-feira, 6 de novembro de 2007

Testosterona derruba Rebeca!

A alguns poucos dias, escrevi nesse blog sobre um assunto que chocou o mundo do tênis, o adeus de Martina Hingis das quadras, pega no exame antidoping.
Agora três dias depois volto a escrever sobre o mesmo assunto, mas dessa vez dentro da piscina e com uma brasileira. Na ultima semana as lentes esportivas se voltaram para um único foco, Rebeca Gusmão. A nadadora Rebeca Gusmão, que ganhou quatro medalhas no Pan-Americano e que era uma das nossas grandes esperanças nas olimpíadas de Pequim, caiu.

A primeira queda veio em maio de 2006 quando Rebeca foi flagrada no exame antidoping com um índice anormal de testosterona. A contraprova pedida pela nadadora saiu em agosto desse ano, e novamente deu positivo. O julgamento desse primeiro caso pode sair a partir de novembro.

A segunda queda, literalmente, veio no troféu José Finkel. Após nadar e vencer os 50m livre, a nadadora passou mal e desmaiou. Cena chocante e suficiente para começarem as especulações a respeito da aparência exageradamente máscula de Rebeca. As explicações para o desmaio e físico avantajado, foram das mais diversificadas, segundo a própria nadadora um acúmulo de fatores, como asma, cansaço e até um sanduíche estragado explicava o mal estar. Já o excesso de músculo foi justificado pela atleta devido a um problema no ovário, ovário poli cístico, que causa aumento da massa muscular e peso.


A terceira queda aconteceu de um andar ainda mais alto. No dia 13 de julho de 2007, antes do início dos jogos pan-americanos, Rebeca foi submetida a mais um exame antidoping que tempos depois acusou novamente alto índice de testosterona (hormônio masculino) no organismo da atleta. Rebeca solicitou a análise da contraprova e se o resultado se confirmar, a maior nadadora brasileira e pan-americana da atualidade poderá perder todas as medalhas que conquistou desde julho, entre elas as quatro conquistadas nos jogos pan-americanos, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além dos recordes sul-americanos conseguidos também no Pan, nos 50m e nos 100m.

“É algo produzido pelo corpo. Já deveria ter começado um tratamento, mas é uma vantagem em relação às adversárias. Faz com que eu me sinta mais forte. Isso me fez ganhar medalhas no Pan, é meu doping natura”l - defende-se Rebeca em meio a suspeita de alto índice de testosterona no seu organismo.


A situação da Brasiliense Rebeca Gusmão é bastante crítica. A Comissão Executiva da Federação Internacional de Natação (Fina) suspendeu preventivamente a atleta de qualquer competição até a reunião do órgão, em data ainda a ser decidida. Se for considerada culpada, Rebeca que já responde a uma processo no tribunal Arbitral do Esporte (TAS), pelo doping de 2006, pode ser considerada reincidente e banida do esporte.

Ver uma nadadora, que era esperança de medalha olímpica acabar dessa forma é lamentável e de encher os olhos de lágrima. Não consigo entender como alguém luta durante tanto tempo por um sonho, e depois de alcançado o transforma em pólvora. É triste para a Rebeca, triste pra o Brasil e principalmente, triste para a natação brasileira.



8 comentários:

Zêro Blue disse...

Pedido atendido com competência e celeridade. PARABÉNS PELO POST. Informação com qualidade.
------
Quanto a situação de Rebeca acho que ela errou. Não sou nenhum entendido do assunto mas vendo as mudanças em seu corpo em curto espaço de tempo dá pra desconfiar. Essa de "doping natural" não colou, pra mim ela estava utilizando o hormônio masculino pra melhorar sua performance sim. É realmente triste ver uma atleta consagrada se dar a um papel deste, mas é compreensível, (não aceitável, mas compreensível) a vontade de vencer às vezes se torna maior que a razão. Acho que sua carreira chegou ao fim...

---

Rebeca envia e-mail pra mim, preciso de mandar o documento referente ao Manifesto dos Blogueiros pra ver se você pode aderir a nossa causa.
Sds. Celestes

Ricky_cord disse...

Também já te linkei. saudaçoes

Leandro disse...

Jornalista Ray Póvoa, é triste mesmo para a todos esse caso de doping da Rebeca Gusmão. Mas ela se drogou... Não dá pra uma mulher ficar do tamanho dela sem tomar nada. E exames de contra-prova sempre dão iguais aos primeiros. Não tem escapatória pra ela. Lamentável essa situação.
Lamentável também (li, mas não comentei) a aposentadoria da Martina Hingis. Eu gostava muito dela, além de ser uma excepcional tenista, ela é muito linda. E, novamente, doping não erra, mas torço muito pra errar dessa vez com ela. Mas é muito estranho esse negócio dela não querer limpar o nome dela... Infelizmente, ela está chegando no fundo do poço.
Beijão pra você, seu blog é muito bom!!

Cibele disse...

Essas atletas que trocam uma carreira de vitórias por uma derrota vergonhosa num exame antidoping...
Ai, ai...

Um beijo, moça!

Net Esportes disse...

O resultado do exame é só uma prova do que já era bastante óbvio, é uma pena mesmo que isso aconteça.....

Ju Freitas disse...

Rebecca?!?!?
Não seria Rebecco Gusmão?!?!?
Aqueles músculos e aquele tanto de espinhas?!?! Como se explica?!?!

Pena para Rebecca, pena para Brasília, pena para o Brasil.

Ótimo texto Ray.

PS:Seu blog tá bombando!

Anônimo disse...

CHEGA DE HIPOCRISIA!!!!
Todos os atletas tomam anabolizante.
Pq vcs acham que os melhores dos EUA não vieram? Pq estão com o ciclo de anabolizantes programado para as Olimpíadas, ou seja, ciclam de maneira que a meia vida da droga termine antes dos exames anti-doping.
Para vcs terem uma idéia, os que mais usam anabolizantes são os ciclistas, apesar de não terem o físico tã avantajado (devido ao exesso de treino aeróbico), eles comem anabolizante com farinha.

Sinto pena da Rebeca. Está pagando um preço alto por ter ciclado errado e exagerado nas doses de testo. Está pagando o preço por ter deixado de lado a estética em prol de um bem maior (para ela), tornar-se uma nadadora de ponta.
Me irrita profundamente que a mídia e as pessoas, que em geral, estão condenando como se fosse a única a utilizar substâncias ilícitas com objetivo de melhora de performance em seu esporte. Não é assim, nunca foi e nunca será.

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your raypovoa.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com