quinta-feira, 14 de outubro de 2010

V de Vasco, Vitória e Verdade

Lédio Carmona
Eu estava em São Januário no sábado e não entendi as vaias de parte da torcida vascaína para o time após empatar em 3 a 3 com o Grêmio. O Vasco acabara de fazer uma excelente partida contra a melhor equipe do segundo turno. Cedeu o empate no fim, mas, descontado o resultado final, jogou com intensidade e personalidade que mereciam aplausos. No fim daquela noite, PC Gusmão foi verdadeiro e não escondeu sua preocupação. “Os jogadores ficaram abalados. O clima no vestiário está muito ruim”.

Aí está a grande diferença do Vasco, do Brasileirão-2010, para aquele que foi rebaixado em 2008 e, após perder a final da Taça Guanabara desse ano para o Botafogo, jamais se reencontrou no Cariocão. A equipe de PC, além de ser melhor, não senta em cima dos problemas, das dores e das decepções. Dentro de suas limitações, consegue reunir forças, ânimo e sempre se reinventa. E, graças a essa postura, impõe uma revolução, ainda discreta, porém real, dentro de São Januário.

A revolução tem duas frentes. Uma puxa a outra. Há muito tempo o Vasco não tinha um time onde os jogadores mostravam prazer de vestir a camisa do clube. Nota-se dedicação em campo, vontade e comprometimento. Na campanha da Série B, havia um pouco disso. Mas, agora, a sensação de entrega é ainda maior. Comparados a grupos prostrados e indolentes que andaram envergonhando a história do clube e rebaixando a marca, é um passo gigantesco na reconstrução.

Ao mesmo tempo, a recuperação do “time” trouxe de volta o torcedor. Se ele vaiou no sábado, é porque sabe que o time pode ser vencedor. Há confiança. Há respeito. Há troca. Há incentivo. O Vasco está no meio da tabela e seu seguidor, consciente das dificuldades do clube, sonha com algo a mais, porém já tem uma sensação de bem-estar e felicidade. Para quem nos últimos tempos não teve nada, um pouco já é muito. E o muito é quase demais.

E, por fim, PC Gusmão fez o time encaixar. O Vasco hoje tem Dedé, que interessa ao Bayer Leverkusen, e a terceira melhor defesa do Brasileiro. Ontem não teve, mas conta com Fágner e Ramon para as laterais. Felipe e e Zé Roberto estão jogando muito. Falta um centroavante, porém Eder Luis, com 8 gols, assumiu o papel de artilheiro. Não é uma máquina, não é perfeito, talvez não seja ainda sedutor. Mas o Vasco hoje tem um time. De verdade. E, de novo, uma torcida orgulhosa e de cabeça erguida.

E o Corinthians? Dois pontos em 18 disputados. O Corinthians tem time. Mas não teve cabeça, serenidade e cabeça fria para lidar com os maus resultados. Por falar em calma, veja a polidez e a educação de Souza, menos de 10 gols em dois anos, na saída de campo…

A diretoria fez uma trapalhada ao demitir Adílson Batista. Hoje, não tem rumo, não tem paz, não tem chão, não tem união, e não tem treinador, na reta final da campanha. E ainda me botam um interino cujo presidente do clube sequer conhece o nome. E agora, como reparar o estrago? Ainda dá tempo. Mas é viável? Ah, sim, Ronaldo volta contra o Guarani. Então tá…

4 comentários:

Temporada Pink disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Temporada Pink disse...

oi tudo bom,retribuindo a visita ,tb estou seguindo,me mande um e-mail para comversarmos sobre a aparceria ,beijoos!christina-bruno@hotmail.com

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Anônimo disse...

E ISSO AI GALERA A CAMPANHA VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL AGORA ENGRENOU DE VEZ,VAMOS VER SE O SR ROBERTO DINAMITE BRIGUE TAMBÉM, E ESCREVA LOGA EM SÃO JANÚARIO VASCO BI MUNDIAL 53 E 1957.
a rede globo vai ver e terá que mostrar a força da torcida vascaína.
A VITÓRIA NA AREA ELA JÁ MOSTROU E QUE VITÓRIA!!!
VAMOS LEVAR A CAMPANHA DO BI MUNDIAL PARA OS ESTÁDIOS,LOAIS PÚBLICOS E ETC...