terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeiro tiro nas Olimpíadas


Os últimos acontecimentos envolvendo traficantes e policiais no Rio de Janeiro pôs em dúvida a escolha da cidade como sede dos jogos Olímpicos de 2016. A guerra entre morros cariocas e a interferência policial causou a morte de, até o momento, 24 pessoas. O suficiente para abarrotar os jornais internacionais com dúvidas acerca da capacidade do Rio de Janeiro em receber um dos eventos mais caros do mundo. Cidades como Madri e Chicago, derrotadas na escolha da cidade-sede, explicitaram em suas publicações as amarguras pela derrota. Perfeitamente aceitável, não por entender que perder nunca é bom, mas por saber que as indagações quanto a segurança durante os jogos são plausíveis.

Na Espanha, o caso foi destaque no jornal El País: “Grupos delinquentes, fortemente armados, o que preocupa bastante as autoridades cariocas, principalmente tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016”.

O Jornal The Independent não poupou críticas e afirmou: “Os eventos do fim de semana são um constrangimento para um governo que mal acabou de celebrar seu sucesso ao vencer a candidatura olímpica”.

Infelizmente, a maravilha da cidade maravilhosa, se limite as demarcações da orla carioca. O famoso calçadão de Copacabana, o Cristo de braços abertos no alto do morro, o pão de açúcar, a mulata passista......

O Cristo do alto do seu pedestal assiste a tudo, enquanto os moradores da cidade sentem na pele o outro lado da “maravilha”. O fuzil, sei lá que número, a bala que atravessa de norte a sul e atinge alguém que não tem nada com aquilo, o medo de assalto, ônibus incendiados. A população carioca é soldado passivo na guerra do tráfico.

São sete anos. Em 2016 o Rio tem que estar diferente. Não é mais uma questão de desejo, mas de obrigação. Em meio a crise, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez a sua primeira viagem internacional visando obter investimentos para os Jogos. Em Londres, foi bombardeado por questões sobre a segurança e tentou acalmar o publico europeu. No momento, deve-se acalmar não os europeus, mas os brasileiros. Não com palavras, mas com ação.

9 comentários:

Zêro Blue disse...

Talvez fosse menos humilhante o Rio desistir de promover as Olímpiadas antes que seja desqualificado.

O crime organizado nunca será vencido pelas polícias desorganizadas, mesmo porque existem muitos do lado de cá que jogam para os do lado de lá.

Vinicius Grissi disse...

Ainda temos tempo para mudar muita coisa. Mas, é fato, que começamos muito mal a caminhada olímpica.

Leandro disse...

É hora de botar Cap. Nascimento pra subir os morros matando tudo que é vagabundo que aparecer na frente, do mesmo jeito que ele conseguiu garantir o sono do Papa... Ou os governadores terão que entrar em acordo com os traficantes, comércio a céu aberto com os gringos e todo mundo doidão assistindo os Jogos.
Beijão

Carlos Gregorio Junior disse...

Acho que muita coisa pode ser mudada, mas creio que de tempo para essas mudanças. Claro que o crime do Rio é um grande problema para todos, mas tenho certeza que o governo federal e estadual farão um belo trabalho junto e não deixarão que ele tome conta da cidade no periodo dos jogos e após ele. Assim espero

Beijão Raíssa

Blu disse...

Lamentável a violência no ESTADO do Rio. Eu não moro na capital, mas mesmo aqui, em São Gonçalo, a 'chapa está quente'.

Os traficantes mandam e desmandam como querem. A polícia não faz nada!

Um beijo, Raíssa!

Saulo disse...

Mesmo com esses problemas no Rio eu ainda defendo as Olimpíadas e é preciso a gente pressionar os governantes para corrigir isso o mais rápido possível. Dessa forma não dá.

Estevis disse...

Infelizmente este fator (violência) atrapalha bastante os planos do Brasil ter sucesso cediando uma olimpíada.Mas acredito que nosso país consiga, até por que seria muito feio anunciar uma cidade e depois voltar atrás por causa destes atos irracionais. Seria triste ver uma cidade ser derrotada pela violência na frente do mundo inteiro. Seria vergonhoso...
Gostei bastante de seu blog, o que acha de parceria e troca de links, tenho um blog que trata de Fórmula 1, passe por lá e deixe seu comentário com a resposta.
http://omelhordaformula1.blogspot.com/
Obrigado!!!

Alan ♪ disse...

legal seu blog hein ;)

http://jovem-tribunaesportes.blogspot.com/ comenta lá ;)

Everton Domingues disse...

Fico triste em dizer isso, mas tenho a forte convicção q durante os Jogos de 2016, 'farão' acordos com facções criminosas, a exemplo do Pan 2007, e tudo irá transcorrer na tranquilidade. Mas somente naqueles dias. Uma pena, pois torço muito pra q haja um verdadeiro legado social para o povo carioca q tb é brasileiro. E fiquem bons exemplos concretos. O PAn não deixou absolutamente NADA. Só acusações de desvio e processos rolando. Todos sabem e ninguém faz tb NADA.
Uma PENA para todos nós...