segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O importante é participar

Que atleta não pensa em ir a uma Olimpíada e voltar para casa ostentando uma medalha seja lá de que cor for? Pergunta um pouco óbvia. Durante anos o atleta se prepara, pensando naquele momento em que poderá ser consagrador ou frustrante. Feliz ou infelizmente o esporte é uma incógnita, nem sempre o melhor vence. Para nós, brasileiros, as Olimpíadas de Pequim parece querer pregar uma peça. Começou com João Derly. Campeão mundial, João não fez jus ao status de favorito e nem sequer brigou pela medalha de bronze. Era só a primeira grande decepção, mas ainda não era a maior. Essa ficou por conta de Diego Hypólito. Esbanjou confiança e nos fez acreditar, antes mesmo dos jogos começarem, que o Brasil já iniciaria a competição com uma medalha, e de ouro. Ele caiu e junto à esperança de todos os brasileiros. Diego chorou, com lágrimas de quem sabia que sua história ficará marcada também pelo o que ele não fez.
Talvez o pensamento medíocre de alguns atletas brasileiros de acharem que o décimo lugar é satisfatório seja compreensível. Num país em que a falta de incentivo impera absoluta, talvez o sexto lugar de Diego ou o adeus prematuro de Derly sejam bons resultados. Eles participaram.

3 comentários:

warley.morbeck disse...

Olá. Acho que o que falta ao Brasil é justamente deixar de penar pequeno. Um atleta como o Hipólito, que foi como favorito, falha e sai com cara de que não podia fazer nada. Podia sim. O Phelps foi com a enorme pressão de saber que o mundo esperava 8 ouros dele. Ele ganhou, já que a cultura americana exige a vitória. Nossa cultura é a de que não tem problema, ele fez o que pôde. E assim, comemoramos CINCO medalhas de bronze como se fosse execelente. E vamos perdendo da Mongólia e do Zimbabwe como se fosse a coisa mais natural do mundo.

P.S. Além de talentosa, você é linda :-)

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Zêro Blue disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zêro Blue disse...

Raissa, seu blog ficou muito bom, realmente melhorou muito.

Realmente a China nos trouxe grandes decepções e muitas frustrações, mas também ALGUMAS ALEGRIAS, e o Sou Cruzeirense - BLog abre espaço para uma de nossas maiores alegrias em Pequim. Convido à vc e seus leitores pra nos visitar.

Bjos e parabéns pelo blog.

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE